top of page

Clerdine Luberisse

Transformation de l’architecture baroque du Brésil en architecture néo-classicisme et influence Français dans l’architecture et urbanisme du Brésil.

 

Résumé

 

 En effet, l’architecture brésilien a été l’art d’une série de métamorphose artistique depuis l’époque pré coloniale jusqu’à l’indépendance et même après et ces différents changements artistiques dans l’architecture brésilienne. Ces différents changements dans l’architecture et l’urbanisme brésiliens aux faits historiques qui se sont écoulés dans le pays et aussi dans l’Europe, principalement en France. Cet dans cette optique que nous proposons de faire une étude comparative qui met en évidence l’architecture et l’urbanisme en France dans l’ère néoclassique et l’entrée de l’architecture et l’urbanisme néoclassique au Brésil à travers Rio de Janeiro. Cette étude dans sa méthodologie, abordera le néoclassicisme et l’art baroque dans l’architecture en France et au brésil en vue de mettre en évidence l’influence de la France dans l’architecture et urbanisme du Brésil.

 

Gabriel Amaro

Renascimento italiano a luz de Vitrúvio e  Alberti: Edificios religiosos 

 

RESUMO

 

O trabalho apresenta o desenvolvimento do Renascimento, apontando o direcionamento que Alberti deu ao movimento a luz dos ideais de Vitrúvio. Os dois pensadores desenvolveram ideias, chamadas de tratados, que serviram de trilhos às concepções arquitetônicas renascentistas em geral.

O Renascimento fundamenta-se no resgate das formas arquitetônicas clássicas e ideias antropocêntricas, cujas as principais características são: busca pela perfeição oriunda da natureza e baseada no corpo humano. A disposição do edifício deveria acontecer através da cúpula, esta era o elemento importante para um projeto, porém no início alguns templos não receberam tal elemento, porque eram projetos já executados em estilo gótico, coube assim aos arquitetos adaptarem tais obras.

O movimento só pôde crescer com o auxílio do mecenato das grandes famílias mercadoras, o sentimento de hereditariedade romana dessas famílias alimentou a vontade de custear tal movimento (GOITIA, 1996). Nelas os artistas encontraram base sustentável para desenvolver e estudar os ideais clássicos, exemplo Felippo Brunelleschi (1377-1446), considerado o pai do Renascimento, cuja obra mais famosa, A Catedral de Florença, Itália, Santa Maria del Fiore, marcou o início do primeiro período Renascentista, o Quatrocentista (séc. XV), a característica específica para tal período é o ornamento, nele encontra-se o destaque na edificação.

O segundo período, Cinquecento (séc. XVI) aconteceu em Roma, por ser a antiga capital do Império Romano, possuindo assim grandes obras clássicas. A presença da Corte Papal foi também fator determinante para o movimento se locar na cidade. Nesse período destaca-se mais a disposição do edifício em si, mais do que a ornamentação, esta fica em segundo plano. Arquitetos como Michelangelo (1475-1564) que finalizou a Basílica Vaticana, ressaltando a cúpula do projeto.

Além dos artistas anteriores deve-se destacar Vitrúvio (sec. I a.C.) e Leon Battista Alberti (1404-1472). O primeiro foi primordial para o surgimento do humanismo, pois seus escritos serviram de expiração para os demais tratadistas. Vitrúvio sentiu a necessidade de separar: o ofício do arquiteto e do engenheiro, entre arquitetura e construção, dando ao arquiteto lugar de destaque. Para ele a arquitetura assim como o homem deveria ser racional, seguindo proporções nas disposições e portar elementos racionais e naturais na ornamentação. Alberti seguiu os princípios vitruvianos, fora o primeiro tratadista a resgatar os ideais clássicos, seu trabalho de conectar as ideias de Vitrúvio serviu como ponto de início ao movimento. Para Alberti a Arquitetura deveria estar de acordo com a essência racional humana.

A metodologia utilizada foi análise das principais edificações, leitura e interpretação de textos críticos e históricos sobre a arquitetura renascentista, dando particular enfoque aos templos religiosos.

 

Gabriele Batista

Aleijadinho, Simbolismo das obras e personificação da identidade do Barroco Brasileiro

 

RESUMO

 

Na tentativa de uma nova abordagem para o barroco brasileiro, apesar de influenciado pelo barroco português, Antônio Francisco Lisboa - O Aleijadinho, trouxe consigo novos métodos de inserção de suas origens, e com maestria, implicou na criação de uma identidade brasileira dentro do Barroco. O trabalho a seguir volta-se para esse artista brasileiro, responsável por esculturas, obras arquitetônicas e de outras linhagens – Tendo o ponto em comum entre elas a expressão única e singela do autor, que carrega diversos aspectos simbolistas dentro de suas obras. O que se moldando e repercutindo, essas características se relaciona diretamente para os traços de uma nação que, por meio das mãos desse mestre do barroco brasileiro foram carregadas.

 

Ingrid Molina

Minas Gerais, Una experiencia Barroca

 

Resumen

 

A mediados del siglo XVII, la iglesia católica decidió reforzar su poder en conjunto con la burguesía, fundamentados en gran parte por su oposición a la reforma protestante, la cual se encargó de unificar nuevamente al protestantismo religioso, proponiendo ideas contrarias al catolicismo, dada esta situación es ahí donde nace el barroco como un nuevo lenguaje estético y que tendía una profunda relación con la Contrarreforma y las ideologías de la época.

El barroco trae consigo una renovación de técnicas y de estilos que poco a poco van adaptándose a las costumbres y lugares de cada país de América, especialmente empezaron a migrar misioneros Jesuitas hacia países como Brasil, Paraguay y Argentina con la misión de evangelizar y proveer una mayor cantidad de fieles, lo que promovió la religión y sus sacramentos especialmente en la región Nordeste y céntrica del país Brasileño, haciendo que las nuevas construcciones tuvieran una transformación a formas dinámicas, curvas que dieron realce a las edificaciones, este estilo sufrió mucha influencia religiosa, aumentando de esta manera la exaltación a Dios  sobre todo en el catolicismo. Las fachadas de las iglesias toman un papel protagónico ya que esta es la primera visión que tiene el espectador, y el gran factor sorpresa que empieza a destacarse con efectos ópticos en su ornamentación, lo que da un gran valor histórico a este país, tornándose un punto marcante de su identidad al tomar el barroco y adaptarlo con técnicas ancestrales indígenas y materiales de la región como la piedra, madera y especial el oro, otorgándole así un estilo propio que distinguiría al Barroco Brasilero del Europeo.

Mateus Buosi

 

Barroco: Arquitetura Europeia no Espaço Latino-Americano

 

RESUMO

 

O entendimento básico e metodológico da importância da Arquitetura, e neste presente relato, a importância dela para entender os padrões de determinadas épocas, não sendo eurocêntrico, mas justificar a influência da arquitetura europeia na América Latina, é dar enfoque na sua significativa estrutura, histórica, cultural e social, e interligar essas temáticas a ela, que está fragmentada em todo um emaranhado de estudos e simbologias arquitetônicas. No entanto, falar de toda a Arquitetura europeia na América Latina, renderia folhas e mais folhas de um estudo detalhado, assim fica claro focar em uma determinada arquitetura e época, neste caso, meu enfoque deste trabalho, no âmbito da disciplina de CHAC I, será no Barroco, fazendo uma análise, não comparativa entre o Barroco brasileiro e o Barroco mexicano, mas analisando a cidade de Ouro Preto no Brasil e a cidade Guanajuato no México, e entender as temáticas arquitetônicas destes espaços. Guanajuato é uma cidade onde observar se converte em uma harmonia visual devido às construções de forma simétrica e assimétrica. Espaço onde se apresenta múltiplas formas como expressão de arte barroca nova hispânica que predomina nos edifícios da basílica de Nuetra Señora de Guanajuato, o Templo de San Diego, a Plaza de la paz, El Palácio del Gobierno Municipal, La Casa del Conde Rul e o Palacio Legislativo. Quanto Ouro Preto é dona do maior acervo do barroco brasileiro, desde a formação urbana da cidade, que segue o traçado a curvas de nível da geografia mineira, até o esplendor de um Brasil colonial. Sua arquitetura colonial é tombada como patrimônio histórico mundial pela UNESCO. Falar destas tais cidades é entender como o Barroco influenciou na constituição política e econômica, e por assim dizer até hierárquica de uma determinada sociedade. O Barroco foi a primeira arquitetura europeia, registrada no Continente americano, e que está fortemente predominada em muitas cidades, tanto no Brasil como no México.

 

bottom of page