top of page

Allan Moreira

O Coliseu e sua herança

 

RESUMO

 

O objetivo principal desse trabalho foi analisar Roma Imperial, com enfoque principal no Coliseu, compreendendo-o de forma arquitetônica, estrutural e trazendo pequenos trechos a respeito do que ocorria no coliseu, abordando sua funcionalidade. No qual essa obra extraordinária e de tamanho esplendor, (visitado por milhões de turistas todos os dias, invejado por muitos na época, implantado com todo o seu poderio maciço e arquitetônico) também carrega um terrível massacre ocorrido em seu passado, que aos olhos dos imperadores e seu povo eram vistos com ansiedade, sede de sangue, e com muitas gargalhadas.

 A metodologia usada neste trabalho foi a pesquisa de informações que trouxeram o conhecimento julgado necessário para a elaboração do mesmo, no qual foi utilizados, livros, pdf, internet como meio de busca, e atribuição em sala de aula. 

 

Alejandra Pintos

 

Alhambra: La Ciudad Islâmica en Granada, España

 

RESUMEN

 

Alhambra es una ciudad islámica, de carácter palaciego, ubicado en Granada, España, también denominada La Roja, debido al color que obtiene por las noches. Reinada por los nazaríes, el cual fue un Estado Islámico, al sur de la Península Ibérica fundada en 1238 y se extendió hasta 1492. Los nazaríes reinaron después de los omeyas. Este fue el más grande emprendimiento arquitectónico de la España nazarí, fue planificada y construida de forma evolutiva.

Se encuentra muy estructurado en tres zonas; la alcazaba, la cual constituía la zona militar, residencial y estratégica, la medina constituida por la residencia de los comerciantes acaudalados, los centros artesanos de ceramistas, panaderos y además edificios destinados al culto, mezquitas y baños y por último la palaciega formada por la residencia del sultán y su familia.

Los elementos fundamentales de la arquitectura islámica e ideas básicas de proyecto y decoración arquitectónica llegaron a su punto más alto con la Alhambra, se mantiene la utilización de las figuras geométricas y elementos de la naturaleza, no realizaban representación de la figura humana.

El arte nazarí no establece de forma clara una diferencia entre arquitectura y naturaleza, la arquitectura se relaciona con la naturaleza mediante suaves transiciones constructivas, establece un contacto directo con la naturaleza. 

Dentro de Alhambra, los sultanes nazaríes disponían de numerosas fincas de aprovisionamiento y recreo, la mejor conservada es el Generalife que significa “los jardines”. Constituyen las zonas de vegetación en general.

 

Ana Nanuncio

A arquitetura de Constantinopla: um breve histórico

 

RESUMO

 

Este trabalho consiste em apresentar aspectos da arquitetura em Constantinopla: seus aspectos iniciais, sua transformação e desenvolvimento vertiginoso durante o governo do imperador Constantino e algumas das mudanças arquitetônicas, políticas e urbanísticas dos governos seguintes. A intenção é, em prosa, apresentar as maiores mudanças ocorridas durante a era de crescimento e prosperidade da região, que veio a se tornar a maior e mais bem-sucedida cidade da Europa medieval e maior centro de disseminação da ideologia religiosa cristã.

Nattalie Back

Tipologias construtivas na Grécia Clássica

 

Resumo

 

Ao longo dos séculos, o padrão de cidades gregas sofreu muitas mudanças em seu modelo primordial de cidade. O que havia se originado na Mesopotâmia já não era mais a realidade grega, que parecia haver rompido antigos padrões antes mesmo de terem sido consolidados. Uma característica marcante das cidades gregas, dentre elas, Atenas, fora a semelhança de seu sistema com a pobreza, como já diziam ditados. Nem no seu ápice de bem-estar, as pólis gregas produziam excedentes, ou seja, o uso do próprio tempo era feito sem comprometimento. De acordo com Lewis Mumford, em A Cidade na História, o tempo era usado preferencialmente para a sexualidade, as conversas, as artes e a reflexão intelectual. Desta forma, diz-se que os gregos ultrapassaram os sumerianos e os egípcios em termos de conhecimentos gerais sobre a natureza e o ser humano, produzindo mais conhecimento em dois séculos do que os outros, em milênios. Vale ressaltar que a vida primitiva que levava o povo grego era determinante também na própria sanidade ambiental, pois sabe-se que o sol possui papel fundamental na eliminação de bactérias e ácaros.

Com importantíssimo espaço na sociedade grega da época, a mitologia influenciou hábitos nas pólis. Os jogos olímpicos por exemplo, passaram a existir após o suposto surgimento da família olímpica, na morada dos deuses, em Olímpia. Estes, mudaram a cidade grega. Originaram-se espaços destinados à pratica das modalidades, em conjunto com centros destinados ao pensar, pois acreditava-se que a atividade física deveria ser ligada ao pensamento.

O decorrer destas mudanças, resultou em um novo pensamento das pólis gregas. Hipódamo de Mileto pensou a cidade com base na divisão da população em setores formados por artesãos, por guerreiros, e por agricultores. Assim, traçou o planejamento urbano de Atenas e outras cidades baseando-se na geometria, com predominância de ângulos retos.

Yuri Yang

Aspectos construtivos e diferenciais dos templos na Grécia Classica

 

Resumo

 

A maioria da arquitetura grega é de caráter religioso, em menor escala de caráter público. O edifício que domina a arquitetura são os templos, com medidas proporcionais e ritmo, que não podem ser modificados para não perder a beleza e harmonia.

O tema escolhido, parte de uma necessidade de entender as grandes construções dos templos religiosos, na Grécia Clássica. De modo que possa abordar a filosofia existente nos templos e as técnicas construtivas utilizadas, podendo assim entender de maneira efetiva, como eram erguidos os grandes templos. A matemática dos templos, proporção, posição, técnica de construção, faz parte de toda beleza e harmonia existente. Entender esse processo é fundamental nesse estilo de construção, que tiveram grande influência nos períodos posteriores, juntamente com a arquitetura invejada e aplicada por outros povos, incluso nos tempos atuais.

            Os templos são divididos em ordens, dórica, jônica e coríntia. Cada uma delas com sua particularidade nos templos da Grécia Clássica, ordens que apresentam uma filosofia entre elas, que nos possibilitará entender a escolha dos deuses nos templos, as influencias posteriores, de acordo com a localização de cada ordem. Tudo parte de um princípio, e nos templos não é diferente, para a elaboração do mesmo, era necessário toda uma organização, que partiria de reuniões para a escolha do arquiteto e engenheiro, para assim poder erguer as construções.

            Após os projetos escolhidos era necessário estabelecer regras, tais como as medidas e proporções, que partiria das medidas do homem, cujo a estrutura era considerada como perfeita, medidas estabelecidas por Marcos Vitrúvio Polião, no século I a.C. A construção dos templos, será dividida em várias partes e elementos, que irá compor com harmonia toda construção arquitetônica existente.

 

Pedro Menozzi

Roma Imperial, Violências Urbanas

 

Resumo

 

A introdução deste trabalho estabelece um pensamento inicial para formentar a crítica do texto, de que as violências decorrentes da corrupção e interesses privados no espaço urbano, por parte dos ricos vitimando os pobres, é antiga e persiste de maneira muito similar na sociedade atual. Após a introdução, segue uma descrição das tipologias de habitação, Insula, Villa e Domus, e exemplificação das violências do espaço urbano romano imperial, e relacioná-las com o contexto Latinoamericano atual.

bottom of page